A Advocacia Criminal

E-mail Imprimir PDF

 

* Autor: Roberto Bartolomei Parentoni

 

www.parentoni.com

 

A Advocacia Criminal, √† qual muitos se referem como ‚Äúo mais apaixonante ramo do direito‚ÄĚ, √© uma √°rea muito importante e exige de seus profissionais muitas habilidades que diferem das exigidas pelos profissionais de outras √°reas, como a c√≠vel e a trabalhista, por exemplo.


Algumas das habilidades que os Criminalistas devem possuir, al√©m da voca√ß√£o, s√£o os conhecimentos cient√≠ficos sobre criminologia e medicina legal, al√©m de orat√≥ria, caso desejem atuar no Tribunal do J√ļri. N√£o podemos esquecer, ainda, que as habilidades de psicologia tamb√©m s√£o bem vindas, uma vez que tratar√° sempre com pessoas e os problemas que as afligem, geralmente graves.


O estudo, conhecimento da alma humana, leitura de bons livros fora de temas jur√≠dicos ‚Äď que agreguem valores, ajudem no aumento do vocabul√°rio -, conhecimento das leis, jurisprud√™ncias e arestos dos Tribunais, perspic√°cia na an√°lise das provas, exerc√≠cio da orat√≥ria, aten√ß√£o a tudo e a todos, boa impress√£o pessoal, tato, diplomacia, capacidade de convencimento - de forma agrad√°vel e precisa, ¬†s√£o a√ß√Ķes indispens√°veis ao Advogado Criminalista.


O pr√≥prio Curso de Bacharel em Ci√™ncias Jur√≠dicas e Sociais est√° incurso na √°rea de Ci√™ncias Humanas. √Č imposs√≠vel, pois que uma pessoa que nada compreenda da natureza humana, tampouco tenha um esp√≠rito capaz de se sensibilizar com a trag√©dia humana, possa servir nos balc√Ķes da Advocacia, especialmente a Criminal.


Aquele que escolhe esta área para atuar, deverá sempre ter em mente que estará defendendo a pessoa e seus direitos e não o crime do qual o cliente é acusado. O Advogado Criminalista é a voz, cabeça e mãos dos direitos que cabem a qualquer pessoa.


O Advogado Criminalista tem a função e obrigação de analisar as provas diligentemente, além de verificar se o processo prima pela regularidade perfeita, pois disso depende que seja feita a justiça e é a garantia de que defesa de seu cliente foi realizada de forma primorosa e eficaz.


Os Advogados Criminalistas precisam ‚Äúter est√īmago‚ÄĚ, como dizem, serem combativos, guerreiros e corajosos, trazerem consigo um esp√≠rito de luta, n√£o s√≥ para lutar, dentro do processo criminal a favor de seu cliente, contra as cotas da acusa√ß√£o ou eventuais injusti√ßas das senten√ßas, mas tamb√©m para enfrentar a oposi√ß√£o ainda maior da sociedade que muitas vezes n√£o compreende suas a√ß√Ķes.


Os desavisados e ignorantes t√™m em mente que o Advogado Criminalista ‚Äúdefende bandidos‚ÄĚ, solta os criminosos que a pol√≠cia se esfor√ßa para prender, o que n√£o √© verdade.


O Advogado Criminalista defende os direitos de toda pessoa humana, garantidos pela Constitui√ß√£o Federal, em seu artigo 5¬ļ, assim como pugna, como um bom e combativo advogado, para que todos os procedimentos e leis sejam cumpridos quando uma pessoa sofre uma acusa√ß√£o ou √© recolhida √† pris√£o.


N√£o cogitam os mesmos desavisados que muitos inocentes sofrem a prepot√™ncia da a√ß√£o policial, que √†s vezes agem fora das normas e preceitos legais, consciente ou inconscientemente, n√£o importa. Importa que o Advogado esteja ali para lutar pelos direitos da pessoa. Todos os desavisados com certeza gostariam que assim se procedesse com eles r√≥prios, caso a ‚Äú√°gua batesse em suas costas‚ÄĚ.


O advogado criminalista lida com a liberdade das pessoas, com a repercuss√£o das a√ß√Ķes criminosas praticadas e as agruras da alma humana. Qu√£o dif√≠cil e complicada a alma humana com todas suas subjetividades e relatividades!


A fama que leva o Advogado Criminalista de abrir as portas das cadeias para os clientes criminosos √© absolutamente mal dada, uma vez que o Advogado √© uma das pe√ßas da constitui√ß√£o judici√°ria, n√£o tendo esse poder, nem age injustamente, pois outras pe√ßas agem dentro do processo, com igual √≠mpeto de realizar bem as suas obriga√ß√Ķes.

Se por muitas vezes o Advogado Criminalista sofre as agruras da profissão, muitas recompensas ele também agrega, principalmente quando consegue, agindo com integridade e esforço, evitar uma injustiça, salvar da prisão um inocente, abrandar uma pena severa demais.


Aquele que escolhe a profissão de Advogado, e Criminalista, deve, pois, orgulhar-se das habilidades que possui, de ter escolhido uma profissão digna e de ajudar a manter a ordem social e jurídica do seu País, auxiliando na manutenção da ordem e da paz.


N√£o por menos, os nomes lembrados e laureados s√£o nomes de Criminalistas consagrados atrav√©s do tempo, que entram para a Hist√≥ria, n√£o ocorrendo o mesmo com grandes civilistas. Aqueles ganham o direito a esta posteridade exatamente por ousar agir em uma causa impopular, enfrentando toda uma sociedade indignada, na defesa do acusado. Coloca-se, naquele momento ao lado do mais fraco e desafortunado, n√£o porque defende a a√ß√£o da qual o cliente √© acusado, mas por dever √©tico, profissional e humano. √Č preceito Constitucional que ningu√©m pode ser condenado sem defesa.


Ainda assim, os Advogados Criminalistas sofrer√£o muitas vezes com os abusos de poder e a press√£o da sociedade, que t√™m in√≠cio junto aos seus clientes e mistura-se √† personalidade do defensor, o que resulta em situa√ß√Ķes em que os profissionais v√™em-se for√ßados a violar o sigilo profissional, atrav√©s de buscas ilegais em seus escrit√≥rios.


Há, no entanto, a jurisprudência a garantir que os advogados têm o direito de exercer com liberdade a profissão em todo o território nacional, na defesa dos direitos ou interesses que lhe forem confiados; fazer respeitar, em nome da liberdade de defesa e do sigilo profissional, a inviolabilidade do seu domicílio, do seu escritório e dos seus arquivos, como coisas intocáveis.


Por fim, a Advocacia Criminal é personalíssima e não se organiza em grandes escritórios ou empresas. Não há clientela, como no caso dos Civilistas, Tributaristas e Advogados Trabalhistas, por exemplo.


Fraternal Abraço


*Roberto Bartolomei Parentoni,  Advogado criminalista - www.parentoni.com -


 

Pesquisa

Links

Newsletter

Receba nossos informativos: